quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ascensão e Pentecostes


O lugar natural do Filho de Deus sempre foi e continua sendo o céu. Você percebe que escrevo Filho de Deus. Que diferença existe entre o nome Filho de Deus e o nome Jesus Cristo? Muita!
O nome Filho de Deus é a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Sempre existiu e sempre teve seu lugar no céu. Jesus Cristo é o nome dado ao Filho de Deus quando se fez homem como nós e entre nós. Como homem, ele começou a existir aqui na terra. Não conhecia ainda o céu. Agora, o Filho de Deus conhecido no mundo como Jesus Cristo, está no céu. É o único morador do céu que é ao mesmo tempo Deus e ao mesmo tempo homem.

O herói é o Amor
Jesus Cristo foi exaltado no céu, por causa de sua extraordinária capacidade de Amor pela humanidade (cf. At 2,33; Fl 2,9). Reflita um pouco: o Filho de Deus deixar todo o esplendor do céu e assumir nossa condição humana com todos os problemas e dificuldades, não é brincadeira! Mas o Amor era tamanho que ele viveu tudo isso e passou pela rejeição, pelo sofrimento, pela morte e finalmente pela ressurreição para a salvação de toda a humanidade. Não existe a mínima dúvida de que o retorno dele ao céu tenha sido algo de extraordinário como nem anjos nem santos nunca tiveram chance de presenciar! O herói no caso era o Amor com que Jesus Cristo enfrentou tudo na vida, na morte e na ressurreição (cf. Jo 10,15; 15,13). Capaz de amar assim só mesmo o Filho de Deus feito gente!

A comunicação do Espírito
Jesus expressou claramente a promessa de comunicar o Espírito Santo. O Espírito como dom do amor entre o Pai e o Filho. Este amor nos é comunicado (Jo 16,7; 15,26). Não é amor de segunda categoria!
Esta promessa foi realmente cumprida. Há dois episódios bíblicos sobre a comunicação do Espírito Santo: João 20,19-31 e Atos 2,1-41.
João mostra que o Espírito é o sopro, o princípio vital, o princípio donde brota a vida, como também em Gênesis 2,7.
No livro de Atos dos Apóstolos, Lucas ensina as características de como Espírito Santo age nas pessoas e nas comunidades. Por exemplo, o Espírito é como o vento que sopra e como o fogo que abrasa.

O repórter e o catequista
João e Lucas tratam do mesmo Espírito: João mostra quem é o Espírito e Lucas, como age o Espírito.
João é um repórter que conta o episódio da noite da ressurreição, quando Jesus comunica o Espírito. Lucas é o catequista criativo que compara a ação do Espírito partindo de coisas que o povo já conhece.
Qual dos dois é o mais importante? Os dois são importantes e se completam perfeitamente.

O Retiro de julho 09
No próximo retiro, em julho, iremos refletir um pouco mais profundamente. Como de costume, haverá apostila completa.

O calendário litúrgico
As duas festas que coroam o Mistério Pascal de Jesus Cristo – Ascensão e Pentecostes - são celebradas, neste ano, nos domingos: 24 e 31 de maio.

Pe. Augusto César Pereira SCJ
Dehoniano

Nenhum comentário:

Postar um comentário