quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Senhor Ressuscitou! Aleluia! Aleluia!!! E nos envia seu Espírito!!!


Queridos/as missionários/as estamos nas celebrações do Tempo Pascal, onde contemplamos o precioso amor de Deus manifestado em Jesus Cristo.
A celebração da Ressurreição de Jesus é o momento forte para a renovação de nossa fé e esperança. “Uma fé que é fonte de alegria e de paz interior, uma esperança que é mais forte que as nossas desilusões, um amor que é mais forte que o nosso egoísmo”[1].
Pela fé confiamos e acreditamos na passagem da morte para a Vida acontecido em Jesus Cristo. A morte não é o último momento da vida e o túmulo não é a última morada.
Esta fé é também esperança, pois nos leva a esperar que também nós participaremos da Páscoa de Cristo e, com nossa morte, entraremos na Vida. Cristo mesmo nos diz: “Eis que vou ao Pai preparar-vos um lugar e quando os tiver preparado vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14,2-3).
Ainda, como vivenciamos na Vigília Pascal, o tempo pascal é o momento propício para cada cristão renovar o seu seguimento a Jesus, reacendendo a chama de sua fé e acolhendo a memória do seu batismo, pela água da regeneração.
Após a Ressurreição, Cristo continua presente na vida do mundo. Ele nos concede o Espírito Santo, afirmando: “o Espírito da Verdade, que procede do Pai, dará testemunho de mim. E também vós dareis testemunho, porque estais comigo” (Jo 15,26-27).
Descobrimos, assim, que com o Pentecostes (cf. At 2,1-11) a primeira comunidade cristã se sente impulsionada a celebrar a sua presença do Ressuscitado ouvindo o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações (cf. Jo 2,42-43) e a testemunhá-lo por todas as partes do mundo.
Do mesmo modo, Deus nos envia seu Espírito para que, pela fé e esperança, consigamos descobrir sua presença nas pessoas, na comunidade reunida, na Palavra e na Eucaristia. E, depois de tê-lo encontrado, somos impulsionados pelo mesmo Espírito para testemunhá-lo por todos os lugares por onde andamos.
Portanto, este tempo pascal e este itinerário formativo em preparação à MDJ 2010, pede de cada missionário a sensibilidade à ação do Espírito, o encontro com o Ressuscitado que se manifesta na comunidade, nas pessoas, nos sacramentos, que se comunica conosco por meio da Bíblia. Sem essas duas atitudes, interiores e exteriores, o testemunho não será autêntico e não produzirá grandes frutos missionários.
Desejo que a beleza e a profundidade pascal, que a Igreja nos oferece para viver nestes dias, lhes ajude na renovação de sua vida e experiência de Deus, certos de que o Amor de Deus nos leva à vida em plenitude e que o Espírito Santo nos impulsiona à missão!

Fr. Diomar Romaniv, scj
[1] Carlo Maria Martini, Reencontrando a si mesmo. SP: Paulinas, 1998, p. 235.

Nenhum comentário:

Postar um comentário