terça-feira, 25 de agosto de 2009

A respiração de Deus


Queridos jovens missionários dehonianos, Vivat Cor Iesu!

Tenho presente e muito bem guardada na minha lembrança, principalmente no ♥, a convivência fraterna do nosso recente encontro na Chácara dos Abarés.

Voltando àquela reflexão em torno do tema: “Espírito Santo, o sopro da vida”, quero hoje destacar alguns pontos que me parecem importantes para vocês conservarem para o caminho de sua vida. Talvez até para clarear alguma dúvida que tenha permanecido. Faço isto de coração, pelo bem que lhes quero.

Para responder à primeira e fundamental pergunta - “Quem é o Espírito Santo” - a Bíblia responde mostrando o símbolo do Espírito: o sopro. Sopro é ar. Ar é respiração. Respiração é vida.

O ar que garante a respiração de Deus é o Amor. O ar que é a vida de Deus é o Amor. Portanto, o Espírito Santo é o Amor de Deus.
Os dois momentos decisivos para a humanidade são obra do Espírito-sopro-ar: a criação da pessoa humana (cf. Gn 2,7) e a comunicação do Espírito Santo em clima pascal (cf. Jo 20,22).

Conforme a Bíblia, o sopro tirou o homem do barro e aconteceu a vida. O mesmo sopro tirou o homem do pecado e surgiu a vida nova da Graça.

Esse ar de Deus, esse Amor do Espírito Santo nos é conferido no Batismo. Com o dom do Espírito, recebemos todos os demais dons possíveis. Aliás, existe um só dom: o dom do Espírito. Os demais são as muitas maneiras com que o Espírito age. Não há necessidade de pedir os dons. O desafio é colocá-los em prática.

Por fim, é importante considerar que o Espírito não foi soprado por algum secretário. Foi soprado diretamente da boca de Deus na criação do homem; foi também soprado diretamente por Jesus Cristo na comunicação do Espírito.

Uma bênção cordial para vocês, em nome do Pai e do Filho e do Amor.


Pe. Augusto César Pereira SCJDehoniano

Nenhum comentário:

Postar um comentário