sábado, 8 de maio de 2010

Olá Amigos,

É com muita alegria que escrevo este 1º artigo do Boletim 2010 da MDJ ,Márcio e eu trataremos mensalmente sobre temas relacionados a realidade social com a intenção de que a exemplo de Pe Dehon tenhamos o – olhou para a realidade de sua época na sua Ação Pastoral,daí a importância de entedermos o nossos tempos....A principal marca dos novos tempos é a Globalização, e é sobre esta que vamos falar neste texto, sei que parece um tema “batido” mas a compreensão deste é essencial para entendermos as p transformações que vem ocorrendo no mundo que nos são apresentadas de forma confusa e fragmentada.
Então vamos lá!

O que é Globalização?

A Primeira Globalização ocorreu nos séculos XV e XVI com as grandes Navegações (Colonialiamo). A Segunda Globalização (da qual vamos falar neste texto) efetivou-se no século 20 com o fim do socialismo no Leste Europeu e com o Neoliberalismo o qual propõe a supremacia do mercado e mínima interferência do Estado na regulação econômica e nas políticas sociais.
A Globalização é um novo ciclo do desenvolvimento do capitalismo em que a internacionalização da economia atinge o seu estágio supremo. A produção e informação globalizadas (possibilitadas pelo progresso técnico por via do desenvolvimento científico e tecnológico) são os principais símbolos deste período. Ambas permitem lucro em escala mundial para as transnacionais que tem suas sedes nos paises desenvolvidos, a produção de seus produtos é fragmentada sendo realizadas por suas filiais espalhadas pelos paises que oferecem mão-de-obra mais barata, menos tributos e incentivos fiscais por parte dos Governos.
Com a Globalização ocorre a interligação econômica,política,social e cultural das regiões do mundo,este processo ocorre em diferentes escalas e possuiu conseqüências distinas entre os países,as nações ricas são as que tem mais benefícios.

No livro “Por uma outra Globalização” o geográfo Milton Santos trabalha 3 conceitos muito interessantes,os quais permitem uma análise mais profunda deste fenomeno.Milton diz que estamos imersos em 3 mundos

-Um mundo fabricado e imposto – A Globalização como fábula

Esta remete a idéia de que vivemos em um planeta sem fronteiras, em
Uma aldeia Global na qual através do progresso tecnológico progresso
O mundo se reduz a uma aldeia na qual todos
tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia na qual as distancias são reduzidas todos se conhecem e participam na vida e nas decisões.

-Mundo real – Globalização com perversidade

Esta análise questiona se todos tem acesso á informação,ao conhecimento e as novas tecnologias.
O progresso técnico, e as conquistas científicas não são adequadamente usados, pois não são democratizados a todos, sendo aproveitados por um “pequeno número de atores globais”( os grandes bancos e empresas transnacionais, alguns Estados e grandes organizações internacionais em benefício próprio) .
Pode-se dizer desta forma que a Globalização está produzindo mais desigualdades, tornando-se cada vez mais perversa. Vemos a massa de famintos, desempregados e sem acesso às condições dignas de sobrevivência, que por não compor o mercado consumidor mundial são descartados.
Distribuição de mais pobreza para os pobres e concentração de mais riquezas para os ricos.
Tirania do dinheiro e da informação – o que é transmitido a maioria da pessoas é uma informação manipulada que ao invés de esclarecer, confunde.

-Um mundo possível – Uma outra globalização

O home deixou de ser o centro do munndo este centro agora é o dinheiro .
Temos as condições técnicas adequadas para produzir um mundo para a dignidade humana.
Uso do conhecimento e da informação
Pensar em um mundo novo através de nós próprios, dos atores de baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário