quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pentecostes e Ano Paulino


Queridos/as missionários/as!
A pouco celebramos Pentecostes! Invocamos sobre cada um de nós os dons do Espírito Santo para redescobrir a beleza e a alegria de sermos discípulos missionários de Jesus. De fato, seguir Jesus, sob a luz do Espírito Santo e o Amor do Pai, é bom e nos faz ser feliz. Nossa experiência de Deus deve saciar nossa vida juvenil com a alegria que não passa.
A experiência que fazemos de Deus nos faz sentir que somos enviados à missão com novo ardor e entusiasmo. Isso porque “não temos outra felicidade nem outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos” (DAp 14). O Espírito Santo nos envia para comunicar a mensagem de vida, que gera alegria e esperança.
Quem fez esta experiência no início do cristianismo, dentre tantos, foi São Paulo. Aliás, neste mês a Igreja conclui a celebração do Ano Paulino, recordando os 2000 anos do seu nascimento. Olhando para a vida e a missão de São Paulo percebemos que, guiado pelo Espírito Santo, ele fez uma experiência profunda do Ressuscitado e difundiu a mensagem o Evangelho por todas as partes.
São Paulo é uma grande testemunha de alguém que se deixou levar pelo Espírito de Deus. Primeiro, fez uma profunda experiência de fé e conversão (cf. At 9), abrindo-se à Graça. Depois, disponibilizou sua vida para o serviço do Reino de Deus. De perseguidor tornou-se pregador e, portanto, um verdadeiro discípulo missionário do Ressuscitado. Hoje, o Espírito Santo continua sendo o Mestre que “conduz ao conhecimento da verdade total, formando discípulos e missionários. Essa é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem deixar-se guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão” (DAp 152).
Assim, inspirados pelo testemunho de Paulo, somos também chamados a fazer uma profunda experiência de fé e conversão para, depois, colocarmos nossa vida ao serviço de Deus, como testemunhas! Como Deus realizou maravilhas na vida de Paulo, também há de realizar maravilhas em nós.
No momento da conversão de Paulo, o Senhor disse a Ananias “... este homem (Paulo) é para mim um instrumento especial para levar o meu nome diante das nações pagãs...” (At 9,15). Também você, caro/a missionário/a, é um instrumento especial de Deus para levar a mensagem de fé e vida por meio da Missão Dehoniana Juvenil. Você foi escolhido por Deus, formado por Jesus e enviado pelo Espírito Santo!
Desejo que neste tempo de preparação você tenha o coração sensível e aberto ao Espírito Santo que envia à missão, redescobrindo a cada dia a beleza e a alegria que é seguir Jesus Cristo e anunciar o amor do Pai.

Fr. Diomar Romaniv, scj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário