sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A Linguagem do Espírito


Caríssimos jovens dehonianos, “Vivat Cor Iesu!”
Na edição anterior, recordei com vocês quem, afinal, é o Espírito Santo. Nesta, cumpro o prometido de relembrar a maneira como o Espírito age (cf. At 2,1-13).
Neste episódio de “Atos dos Apóstolos”, Lucas apresenta vários símbolos da ação do Espírito Santo. Vou destacar alguns.
A fundação da Igreja me parece o mais importante. Este fato está simbolizado na concentração de tantas pessoas de lugares e de idiomas diferentes. Apesar de diferenças tamanhas, todos entenderam em seu próprio idioma as palavras que São Pedro discursou em aramaico. Isto representa que, na Igreja de Cristo, a comunidade de pessoas diferenciadas por raças e idiomas é unida na mesma fé que todos creem e no mesmo amor que todos praticam.
No Pentecostes, Lucas mostra que a Igreja foi fundada para a missão de unir a raça humana em torno da mesma proposta do estilo de vida do Evangelho de Cristo.
Outro símbolo importante da ação do Espírito é o da linguagem universal. Isto é, o estilo de vida da humanidade, na ação do Espírito, é um novo relacionamento, as relações de amor que orientam toda a convivência humana no Planeta Terra.
A linguagem entendida por todos significa ainda que a Palavra de Deus será falada em todos os idiomas que existiam naquela época e nos idiomas dos povos que fossem surgindo.
E mais! O amor faz muito boa figura em qualquer cultura!
De maneira que a MDJ, sendo missão e dehoniana e juvenil, está ligada à missão da Congregação e, pela Congregação, ligada à missão da Igreja. Missão recebida pela ação do Espírito.
A nossa linguagem é o nosso estilo de vida, o nosso jeito de ser, o fogo que abrasa nosso coração, a nossa doação por amor em solidariedade com a humanidade em especial com os mais pobres.
É um belíssimo programa de vida para quem está pensando no que vai ser sua vida!
“Vivat Cor Iesu!”


Pe. Augusto César Pereira SCJ
Dehoniano

Nenhum comentário:

Postar um comentário