sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O missionário é enviado no Espírito


Prezados jovens dehonianos, VCJ!
Dando continuidade às nossas reflexões em torno do Espírito Santo, retomo o que já refletimos, ou seja, quem é o Espírito e a ação dele.
Nesta reflexão, vamos considerar que o Espírito envia. Então, entramos no assunto de nosso próximo retiro.
É interessante que leiam antes ou, se desejarem, depois do tema que proponho, que no Evangelho de São Lucas, capítulo 4, 14-21.
O que me parece importante é perceberem que o Espírito Santo consagrou Jesus Cristo para a missão e, só então, o enviou. O Espírito enviou Jesus para quê? É claro que foi para ele cumprir uma missão, uma tarefa. Ninguém envia alguém para nada...
A missão de Jesus era a de comunicar a Boa Notícia. Vocês sabem, mas é bom recordar que Boa Notícia é a tradução de Evangelho para a nossa Língua Portuguesa.
Qual é o conteúdo para que a Notícia seja Boa? Ela é BOA porque comunica a libertação aos pobres, aos desamparados, excluídos... afinal, todos os necessitados da época.
A segunda informação importante é que Jesus foi enviado pelo Espírito Santo. Daí em diante, é Jesus quem envia missionários. Por quê? Porque foi Jesus que fundou a Igreja para continuar a sua missão de comunicar a Boa Notícia. Mas é claro, como vimos na reflexão anterior, que o Espírito fortifica a Igreja e a acompanha no cumprimento da missão. Os missionários enviados por Jesus para comunicar a Boa Notícia à paróquia de São Judas Tadeu, somos nós da MDJ. Este também é o motivo de nós falarmos que o tema da 3ª etapa da MDJ em São Judas Tadeu é: “Discípulos-missionários enviados no Espírito”.
Então, Jesus é enviado diretamente pelo Espírito Santo e Jesus nos envia na força do mesmo Espírito.
Recebam meu abraço e a melhor bênção,

Pe. Augusto César Pereira SCJ – Dehoniano

Nenhum comentário:

Postar um comentário